“Pergunta: O que você deseja de Deus nesta oração?
Resposta: Eu desejo que meu Senhor Deus, nosso Pai celestial, que é o doador de toda bondade, envie sua graça a mim e a todas as pessoas, para que possamos adorá-lo, servi-lo e obedecê-lo como devemos fazer. E oro a Deus para que ele nos envie todas as coisas que são necessárias tanto para nossas almas como para nossos corpos; e que ele seja misericordioso conosco, perdoe nossos pecados; e que ele tenha prazer em nos salvar e defender em todos os perigos espirituais e físicos; e que ele nos livre de todo pecado e maldade, de nosso inimigo espiritual e da morte eterna. E eu confio que ele fará isso por sua misericórdia e bondade, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. E por isso eu digo: Amém. Assim seja.”
Livro da Oração Comum
Igreja Anglicana
Apresentação: Usando os Salmos como orientação para oração
Em nossa nova série de mensagens vamos explorar o livro de Salmos e com ele aprender a orar com os santos do passado. Vamos voltar nossos olhos para as escrituras e permitir que Ela oriente nossos corações na direção de uma vida de oração que agrada a Deus. A cada domingo vamos observar um Salmo e um conceito sobre a oração e, com isso, desenvolver dez conceitos fundamentais da prática da oração cristã.
Nessa série de Exposição das Escrituras vamos apresentar uma breve reflexão para cada um dos Salmos que vamos estudar e vamos orar juntos aquilo que aprendemos com cada leitura (ver post abaixo). A proposta de apresentar a estrutura do Salmo é para que você possa orar uma parte do Salmo por vez, podendo orar o mesmo texto várias vezes durante o dia.
Os Salmos que vamos ler, estudar e orar nessa série de mensagens servirão como referência para sua prática da oração das Escrituras. A proposta é que durante a semana você possa ter um tempo diário com o Senhor lendo o texto que estudamos no domingo, relembrando seus princípios e valores, e voltando o coração a Deus em oração. O grande objetivo é que durante esse tempo você possa se colocar Diante de Deus, orando de acordo com as Escrituras.
Nosso desejo é que essa série e esse material possam ser usado por Deus para transformar o seu coração e orientar o crescimento de sua vida espiritual. Que as orações apresentadas aqui possam inspirar a sua vida diária de oração.
Em Cristo,
Marcelo Berti
MENSAGEM 01
Oração de Adoração
O Salmo 104 é um hino poderoso que celebra a grandeza do Criador e a majestade de Sua criação. Em sua essência, o salmo apresenta um Deus que é tanto o criador quanto o sustentador do universo, um Deus cuja glória é refletida por toda a criação. O apóstolo Paulo, em seu discurso aos filósofos atenienses, pode ter tido este salmo em mente quando falou sobre a grandeza de Deus e Sua criação (At. 17:22-34, esp. vv. 24-28).
MENSAGEM 02
Oração de Gratidão
Entre o salmo mais curto e o mais longo, o Salmo 118 é o último dos Salmos de Hallel. Este salmo tem como pano de fundo a dedicação dos muros e portões restaurados de Jerusalém durante a Festa dos Tabernáculos em 444 a.C., no tempo de Esdras e Neemias. Os judeus na cidade foram cercados por inimigos que primeiro os ridicularizaram e depois ameaçaram atacá-los e interromper a obra. O projeto de reconstrução levou cinquenta e dois dias, e o relato dessa notável realização surpreendeu as nações. O salmo menciona portões e edifícios e certamente expressa a alegria que o povo experimentou ao contemplar o que o Senhor havia feito.
MENSAGEM 03
Oração de Confissão
Um dos salmos mais conhecidos da Bíblia, o Salmo 51, é uma oração de confissão de alguém que pecou e busca restaurar sua comunhão com Deus. Ele é classificado como um dos sete salmos de penitência (cf. 6, 31, 37, 50, 101, 129 e 142). A identidade do salmista e a razão pela qual ele compôs esta oração são dadas no título hebraico como o adultério de Davi com Bate-Seba. Em outras palavras, quando lemos esse salmo, ouvimos a oração de Davi a YHWH reconhecendo o seu erro e pedindo perdão por seu pecado.
MENSAGEM 04
Oração de Compromisso
O Salmo 101 é uma declaração de como um rei justo deveria se posicionar diante de sua função como monarca. Através de seus versos, podemos compreender o que se espera de um rei comprometido com Deus, em particular em princípios de integridade, justiça e devoção expressos na Torah (a Lei de Deus).
MENSAGEM 05
Oração de Meditação
O Salmo 19 é uma obra-prima da poesia hebraica e um dos mais belos salmos do Saltério, segundo C. S. Lewis. É um hino de sabedoria que une três motivos distintos em uma única composição: louvor à criação, sabedoria divina e oração por perdão e aceitação.
MENSAGEM 06
Oração de Cura
Ao ler o Salmo 6, é evidente que apresenta muitas características de um salmo de lamento, onde o salmista expressa seu intenso sofrimento e angústia devido a uma doença. Além disso, também pode ser considerado um salmo de penitência (cf. 31, 37, 50, 51, 101, 129 e 142). O salmista está mais preocupado com a possibilidade de o castigo ser causado pela ira de Deus, que já é intensa. No entanto, seu lamento é logo substituído por uma oração confiante, na qual ele adverte seus inimigos a partir, pois quando a correção terminar, Deus lidará com eles por sua ânsia de destruí-lo.
MENSAGEM 07
Oração de Libertação
O Salmo 116 é um hino que celebra a Yahweh, o Deus de Israel, como aquele que pode trazer a vida aquele que já morreu. O nome de Yahweh é mencionado quinze vezes neste salmo, destacando a importância do relacionamento entre Deus e o salmista. O salmista inicia uma declaração de amor por Yahweh, reconhecendo que Ele é o único Deus que realmente ouve os clamores dos que o invocam (116:1-2). O salmo é uma expressão de gratidão por ter sido libertado da morte e poder caminhar na terra dos vivos (116:8-9) e permanecer em Jerusalém (116:19).
MENSAGEM 08
Oração de Intervenção
Este Salmo é comumente considerado como um salmo de lamento individual que apresenta elementos de salmos de confiança (vv. 1–3; 8–12) e também de um lamento comunitário (vv. 11–12). Contudo, em função da oração no versículo 10, o Salmo 6 é classificado como um dos “salmos imprecatórios” (cf. 12, 35, 37, 58, 59, 69, 79, 83, 109, 139 e 140). Nesses salmos, os escritores descrevem um Deus irado que parece ansioso para destruir os pecadores, enquanto retratam a si mesmos buscando vingança contra seus inimigos.
MENSAGEM 09
Oração de Transformação
O Salmo 139, sem dúvida, destaca-se como um dos salmos mais habilmente compostos e profundos da coleção bíblica. É possível afirmar que se trata do salmo mais íntimo e pessoal do saltério. Trata-se de uma poesia inspiradora que nos leva a uma jornada de profunda reflexão sobre a natureza e a presença de Deus em nossas vidas. O salmista começa expressando sua consciência de que Deus o conhece intimamente, sondando todos os seus caminhos. Em uma admissão humilde, Davi pede a Deus que o examine e revele qualquer caminho prejudicial, levando-o a seguir o caminho eterno.
MENSAGEM 10
Oração de Esperança
O Livro de Salmos é uma coleção de poesia hebraica que tem sido apreciada e estudada cristãos em todos os lugares do mundo e em todos os momentos da história. Composto de 150 capítulos, os Salmos abrangem uma ampla gama de temas, incluindo louvor, lamentação, ação de graças e súplica. Entre os muitos salmos, o Salmo 1 e o Salmo 2 se destacam como um par complementar, fornecendo uma perspectiva única sobre a lei de Deus e sua profecia.