Reflexão
Um dos salmos mais conhecidos da Bíblia, o Salmo 51, é uma oração de confissão de alguém que pecou e busca restaurar sua comunhão com Deus. Ele é classificado como um dos sete salmos de penitência (cf. 6, 31, 37, 50, 101, 129 e 142). A identidade do salmista e a razão pela qual ele compôs esta oração são dadas no título hebraico como o adultério de Davi com Bate-Seba. Em outras palavras, quando lemos esse salmo, ouvimos a oração de Davi a YHWH reconhecendo o seu erro e pedindo perdão por seu pecado.
Contudo, há uma interessante conexão literária que se estende para além do contexto histórico. O Salmo 50 e o Salmo 51 estão ligados pela ênfase em Deus desejar um coração arrependido e contrito, e não apenas sacrifícios externos. O Salmo 50 alerta sobre o julgamento de Deus e o Salmo 51 responde com uma sincera confissão de pecado e busca por perdão. De modo mais específico, o Salmo 50:18 denunciava os adúlteros e o Salmo 51 apresenta um adultero arrependido. O julgamento prometido (cf. 50:1-6) impele o salmista a uma oração de entrega e confissão do pecado cometido.
O Salmo 51 começa com uma oração de perdão e confissão de pecado, seguindo com um pedido de restauração da comunhão com Deus e renovação espiritual. O salmista promete trazer pecadores de volta a Deus e apresentar sacrifícios agradáveis a ele. O salmo termina com uma oração pedindo a restauração de Jerusalém e o retorno da adoração no Templo.
Este salmo é um lembrete da importância do arrependimento sincero e da busca pela restauração da comunhão com Deus. Ele destaca a necessidade de um coração contrito e agradecido, e de um sacrifício interior em vez de apenas atos externos de devoção.
Oração
“Senhor, hoje venho a ti com um coração contrito e humilde. Reconheço que sou um pecador e que preciso da Tua purificação completa para participar plenamente e livremente no Teu serviço. Perdão completo e renovação do meu espírito são necessários para que eu possa permanecer em ti, louvar no Teu santuário, ensinar os pecadores os Teus caminhos e adorar-Te como convém.
Como o Davi, eu entendo que a purificação completa é essencial para ter uma comunhão plena contigo, para servir-te com alegria e paz. Sei que Tu não toleras o pecado não confessado e que disciplinas aqueles que se recusam a reconhecer e confessar seus pecados. Não quero que nada impeça meu relacionamento contigo, por isso peço que me ajude a trazer todos os meus pecados à luz para que possam ser purificados.
Eu sei que, sem a Tua purificação completa, não posso ensinar aos pecadores sobre o Teu perdão, louvar-Te de todo o meu coração, ir à Tua mesa e desfrutar da alegria que vem de andar com o Senhor. Não quero viver uma vida de hipocrisia, oferecendo a Ti um serviço que não é aceito ou abençoado por Ti.
Por isso, Deus, peço que me ajudes a ter um coração contrito e humilde, que confesse meus pecados a Ti e busque a Tua purificação. Sei que, ao fazê-lo, serei capaz de participar livremente no Teu serviço, desfrutando da Tua presença e sendo uma bênção para os outros.
Obrigado, Deus, por seres um Deus de perdão e amor. Ajuda-me a sempre buscar a Tua purificação completa, para que eu possa viver em comunhão contigo e servir-Te com alegria e paz. Em nome de Jesus, amém.”