Reflexão
O Salmo 101 é uma declaração de como um rei justo deveria se posicionar diante de sua função como monarca. Através de seus versos, podemos compreender o que se espera de um rei comprometido com Deus, em particular em princípios de integridade, justiça e devoção expressos na Torah (a Lei de Deus).
Ao que tudo indica, esse Salmo foi originalmente escrito po r Davi por ocasião do início do seu reinado. Em seu contexto histórico, o rei Davi era visto como um vassalo do Senhor, cuja função era executar os desejos do suserano. Por isso, como rei, Davi deveria se comprometer a administrar a justiça e viver de acordo com a Torah. De acordo com Deuteronômio 17:14-20, os sacerdotes deveriam preparar uma cópia da lei para o rei, para que ele pudesse aprender a viver corretamente e administrar seus assuntos de estado.
No final do Salmo, o rei se compromete a remover o mal da cidade do Senhor. Esse compromisso reflete o ideal teocrático e o papel do rei como líder de um povo cuja vida espiritual estava em declínio.
Aqueles que conhecem os relatos da vida de Davi, especialmente aquele descrito 2Samuel 11-19, ficam surpresos com o fato de que o comportamento de Davi não condiz com o que ele mesmo se compromete no Salmo 101. De acordo com sua história, ele cobiçou Bate-Seba, falhou em fazer justiça contra Amnon e Absalão e não conseguiu lidar efetivamente com a traição de Absalão. Após a rebelião de Absalão, Davi chorou tanto pelo seu filho que colocou em risco a confiança daqueles que lhe eram leais.
O contraste marcante entre o comportamento de Davi e os compromissos assumidos no Salmo 101 serve para indicar que esses sentimentos são uma declaração de valores que serão apenas cumpridos pelo descendente de Davi, Jesus Cristo, nosso Senhor.
Oração
“Amado Deus, eu me aproximo de Ti com um coração cheio de gratidão e reverência. Tu és o Deus soberano e todo-poderoso, e eu me comprometo a te adorar e servir com toda a minha vida.
Hoje eu me comprometo a buscar cada vez mais a Tua presença, aprofundar meu relacionamento contigo e me dedicar à Tua vontade. Que meu amor por Ti cresça diariamente e que eu encontre em Ti a minha força, direção e propósito.
Também me comprometo a evitar todo mal e a viver de acordo com os Teus mandamentos. Ajuda-me a ser sensível à Tua voz, a evitar as tentações e a me arrepender imediatamente quando cair em pecado. Que a Tua graça me capacite a viver uma vida santa e irrepreensível.
Eu me comprometo a promover a justiça em todos os aspectos da minha vida. Ajuda-me a amar o meu próximo como a mim mesmo e a trabalhar pela paz e reconciliação onde houver conflitos. Que eu seja um instrumento da Tua justiça e que a minha vida testemunhe do Teu amor e misericórdia.
Por fim, me comprometo a executar juízo de forma justa e equilibrada. Ajuda-me a ser fiel à Tua Palavra e a tomar decisões sábias e justas em todas as áreas da minha vida. Que a Tua sabedoria e discernimento me guiem em cada situação.
Em todas essas coisas, eu te peço que me capacite pelo poder do Teu Espírito Santo. Que a minha vida seja um reflexo do Teu amor e da Tua glória. Em nome de Jesus, amém.”