Por que ler um livro sobre vinho?
Muitos cristãos, em algum momento de suas vidas, já se perguntaram: “O cristão pode beber?” Embora essa não seja uma questão central para a fé cristã, ela toca em aspectos fundamentais da vida cristã, como o testemunho, a ética, os princípios, o amor e muitos outros.
No entanto, há uma pergunta que considero essencial nesse debate: O que a Escritura realmente ensina? Para mim, essa questão é de grande importância. Como ministro do evangelho e professor das Escrituras, acredito que há muito a aprender sobre esse tema à luz da Bíblia.
Por isso, neste livro, convido você a embarcar em uma jornada pelas Escrituras, em busca de evidências léxicas e históricas que nos ajudem a responder às seguintes perguntas: O vinho mencionado na Bíblia era fermentado? Os santos bíblicos bebiam vinho? Jesus bebeu vinho? E, afinal, o cristão pode beber vinho?
Faço essa análise a partir de dois convites: o primeiro, no início do livro, é o convite à sabedoria; o segundo, no final, é o convite à sobriedade. Dessa forma, a pesquisa exegética e histórica que apresento é emoldurada por essas duas virtudes, que nos ajudam a compreender tanto a liberdade quanto os limites da vida cristã.
Posso garantir que você não encontrará outro livro como este. O que você verá nestas páginas é o resultado de uma análise exegética, léxica e histórica de todos os textos bíblicos relevantes sobre o tema. Embora nem todos os detalhes possíveis sobre o assunto estejam presentes aqui, o que ofereço é mais do que suficiente para você entender a Teologia Bíblica da Sobriedade.
Não perca a oportunidade e adquira já o seu exemplar!
O cristão pode beber?
O vinho da Bíblia era fermentado? Qualquer bebida alcóolica é proibida ao cristão? “Não embriagar-se” significa se abster completamente do vinho?
O consumo de bebidas alcóolicas é um tema de constante debate entre cristãos. Por um lado, há quem defenda que a Bíblia recomenda a abstenção total de bebidas. Por outro, alguns argumentam que o álcool pode ser consumido basicamente sem restrições. Tem ainda quem diga que o vinho da época de Jesus era apenas suco de uva e que, portanto, o cristão não deve beber. Afinal, o que a Bíblia realmente ensina sobre isso?
Neste livro, Marcelo Berti vai direto à fonte e, a partir da análise dos termos hebraicos e gregos do texto bíblico, busca esclarecer o que a Escritura diz sobre o consumo de álcool. Ele utiliza exemplos que vão desde as festividades do Antigo Testamento até as tradições retratadas no Novo Testamento. Baseando-se nos exemplos bíblicos, Berti aponta para caminhos pelos quais o cristão pode seguir para lidar com as bebidas alcóolicas, de forma a privilegiar a moderação e a fugir de extremismos fundamentados em desinformações.
E então, vamos discutir teologia?