Fé Pública: Por Cristo e Pelo Bem Comum
Implicações Contemporâneas do Senhorio de Cristo
Na Igreja Batista Fonte São Paulo nós entendemos que os cristãos enviados para o mundo (João 17:18) para transformá-lo (Mateus 5:16-17; ver séries de mensagem: Pai Nosso, Saia da Igreja e Vocação Secular). Nós afirmamos que a vida cristã deve ser vivida fora da igreja (Colossenses 4:5-6; 1Pedro 2:9-10; Efésios 2:8-10), e dessa forma cumprir o mandamento de Cristo de fazer discípulos de todas as nações (Mateus 28:19-20). Por essa razão, nós precisamos auxiliar nossa igreja a pensar e agir de acordo com a missão de Deus no mundo.
Proposta
A proposta dessa série é auxiliar a comunidade a compreender a extensão da Redenção em Cristo Jesus (que inclui toda a criação) e a proposta redentiva que Ele tem para todas as esferas da vida humana. Além disso, pretendemos auxiliar a igreja a confrontar o politeísmo prático em que muitos dos cristãos afirmam, buscando ajudar a comunidade a adorar um único Deus e Senhor sobre todas as áreas da vida humana. Desse modo, queremos propor uma Fé Pública, ou seja, que é viva e ativa no mundo.
Nós entendemos que essa Fé Pública precisa existir em duas diferentes dimensões no mundo:
A fé deve ser pública por causa de Cristo: a expansão do evangelho no mundo exige presença no mundo, afinal a proclamação da mensagem do evangelho precisa ser feita no contexto do mundo;
A fé deve ser pública por causa do bem comum: encarnar os valores do evangelho no mundo, além de uma oportunidade para apresentar a mensagem do evangelho, pode ser uma forma de influenciar o mundo e promover o bem comum.
A primeira parte da nossa proposta já é bem clara para nós cristãos. Contudo, nós precisamos resgatar a antiga visão cristã de que a influência de Cristo no mundo transcende apenas a proclamação da mensagem do evangelho e afeta a vida comum das pessoas. O mandamento que define a práxis cristã é claramente vertical (Ame a Deus) e horizontal (Ame ao próximo).
Desse modo, a fé cristã não pode ser limitada ao templo ou à práticas religiosas, mas deve influenciar todas as esferas da vida humana pelo bem das pessoas ao nosso redor. Isso significa que precisamos reconsiderar qual é o lugar da arte, política, ciência, intelectualidade, trabalho e a economia na vida cristã, e como podemos servir a Cristo e a humanidade em todas essas áreas.
Literatura Recomendada
Para uma visão mais abrangente da vida crista no mundo considere os seguintes livros:
Every Square Inch (Bruce Riley Ashford)
The Calvinistic View of Culture (Henry van Til)
How to Reach the West Again (Timothy Keller)
Uma Fé Pública (Miroslav Volf)
Creation Regained (Al Wolters)
Christianity Considered (John Frame)
Creation, Power and Truth (NT Wright)
The Bible in Contemporary World (Richard Bauckham)
The Doctrine of Christian Life (John Frame)
Mensagens
A Soberania de Cristo sobre Tudo
“O mundo moderno, diferenciado como é em múltiplas esferas relativamente autônomas, é um mundo de muitos deuses. Cada esfera – política, direito, comércio, mídia ou qualquer outro campo – impõe suas próprias regras aos que dela desejam participar. Nesse novo politeísmo, seguimos a voz de um deus em nossa profissão, de outro em casa e talvez ainda um ter…
Considere também esse podcast com Paulo Won
Para mais informações sobre a Soberania Absoluta de Cristo em Colossenses, considere o Comentário de Colossenses de Douglas Moo.
Cristianismo e a Arte
Nessa mensagem, vamos aplicar o princípio da Soberania Total de Cristo na Criação e Nova Criação (Cl 1:15-20) a arte. A proposta é fazer isso a partir da perspectiva de Abraham Kuyper, que defendeu que “não existe um centímetro quadrado deste mundo do qual Cristo não possa dizer: é meu!”
Considere também esse podcast com Guilherme Iamarino
Para saber mais sobre a relação entre o Cristianismo e a Arte, considere os seguintes livros: O Dom Criativo (H.R. Rookmaaker), A Arte não Precisa de Justificativa (H.R. Rookmaaker), Arte e a Bíblia (Francis Schaeffer), Sabedoria e Prodígios (Abraham Kuyper).
Cristianismo e Política
Agostinho mostrou para o Ocidente o que está no núcleo da ação humana (incluindo a política): os comprometimentos do coração. O bem comum e a ação política não dizem respeito apenas às preferências partidárias e ideológicas. Antes, são reflexos de nossos amores mais íntimos – a Deus ou a um ídolo qualquer - Pedro Dulci
Considere também esse podcast com Yago Martins
Para mais informações sobre a relação entre o Cristianismo e a Política, considere os seguintes livros: Cidade de Deus (Agostinho), Fé Cristã e Ação Política (Pedro Dulci), Calvinismo (Abraham Kuyper) Visões e Ilusões Políticas (David Koyzis), God in Public: How the Bible Speaks Truth to Power Today (N.T. Wright), Exclusão e Abraço (Miroslav Volf), Five Views on the Church and Politics (Bruce L. Fields, J. Brian Benestad, Thomas W. Heilke, Robert Benne, James K. A. Smith).
Cristianismo e Ciência
Nessa mensagem vamos considerar o tema da relação Cristianismo com a Ciência a partir da perspectiva de Abraham Kuyper a respeito da soberania total de Cristo sobre todas as coisas: “Não existe um centímetro quadrado deste mundo do qual Cristo não possa dizer: é meu!
Considere também esse podcast com Victor Fontana
Para saber mais sobre a relação entre o Cristianismo e a Ciência, considere os seguintes livros: Sabedoria e Prodígios (Abraham Kuyper), Can Science Explain Everything (John Lennox), A Reformed Approach to Science and Scripture (Keith Mathison), Ciência de Deus (Alister McGrath), Science and Creation (John Polkinghorne), Three Views on Christianity and Science (Michael Ruse, Bruce L. Gordon, Christopher Reese, Paul Copan, Alister McGrath), Four Views on Creation, Evolution, and Intelligent Design (Hugh Ross, Deborah B. Haarsma, Ken Ham, Stephen C. Meyer, J. B. Stump).
Cristianismo e Intelectualidade
Princípio Geral “Utilizar a inteligência para a glória de Deus não se resume a conhecer doutrinas bíblicas e tentar juntá-las com a atividade intelectual. Em vez disso, é preciso dar um passo atrás de toda a atividade humana (teórica e prática) e verificar com o que está comprometido o coração. Querendo ou não,
Considere também esse podcast com Pedro Dulci
Para saber mais sobre a relação entre o Cristianismo e a Intelectualidade, considere os seguintes livros: Inteligência pra quê? (Pedro Dulci), O Teste da Fé (Ruth Bancewicz), Inteligência Humilhada (Jonas Madureira), Crer é também Pensar (John Stott), Universo ao Lado (James Sire), Α Christian Theory of Knowledge (Cornelius van Til).
Cristianismo e Responsabilidade Social
A Origem da Pobreza “As causas da pobreza, miséria e a opressão, bem como da perversão e da corrupção da sociedade humana, estavam enraizadas na natureza decaída do homem, que por sua vez, remonta-se à Queda […] O caos econômico é causado pela ganância dos homens, e pela incredulidade de que Deus haverá de nos suprir as necessidades básicas, conforme Cri…
Considere também esse podcast com Roberto Medeiros
Para saber mais sobre a relação do Cristianismo e a Responsabilidade Social, considere os seguintes livros: O Problema da Pobreza (Abraham Kuyper), Contra Cultura (David Platt), Quando Ajudar Machuca (Steve Corbett, Brian Fikker), Justiça Generosa (Timothy Keller), O Cristão em uma Sociedade não Cristã (John Stott), Raízes de um Evangelho Integral (René Padilla, Valdir Steuernagal).
Cristianismo e Economia
“Ao jovem rico, Cristo disse para ele dar tudo o que ele tinha; a Zaqueu não. Os pescadores Pedro e André abriram mão de tudo por causa de Cristo; as discípulas Susana e Joana não. Em alguns momentos, Deus levantou heróis para lutarem contra seus opressores, como na época dos juízes; em outros momentos falou para o povo trabalhar pela prosperidade de se…
Considere também esse podcast com Matheus Ortega
Para saber mais sobre a relação entre Cristianismo e a Economia, considere os seguintes livros: Every Square Inch (Bruce Riley Ashford), Economia do Reino (Matheus Ortega), O Problema da Pobreza (Abraham Kuyper), Contra Cultura (David Platt), O Cristão em uma Sociedade não Cristã (John Stott).